terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mais uma Harmonização em Casa !!

Em um desses sábados de inverno, sem muitas opções pra fazer, decidimos fazer uma harmonização aqui na minha casa mais uma vez.

Éramos em quatro amigos, mas desta vez foi quase que um fracasso total, muitos vinhos não harmonizaram com nada, metalizaram em nossas bocas, além de que foi feita às pressas. A salvação da noite foi o vinho de sobremesa, maravilhoso.

Para degustarmos com os vinhos, compramos Queijo Parmesão, Queijo Gorgonzola, Patê de Damasco, Patê de Azeitonas Pretas, Presunto Parma e Pães.

O primeiro rótulo da noite foi o Dolcetto D´Alba 2007 - SUOI, ele degustado sozinho percebia-se um corpo médio e levemente frutado, um vinho interessante, mas ao tentarmos harmonizar com o que tínhamos na mesa, veio o desastre. Nada se encaixou perfeitamente com ele, o presunto parma foi o pior, metalizando a boca.

Partimos então para o segundo rótulo da noite, Carmen 2008 - Merlot, a intenção era harmonizá-lo com o gorgonzola, mas também não ficou uma combinação tão mágica. Ele sozinho, na boca é frutado e lembra um bordeaux.

O terceiro rótulo foi um Chateau Latour - Laguens 2006 - Bordeaux, que eu confesso ter um certo preconceito dentro de mim com vinhos franceses. Decidi colocá-lo nesta degustação justamente para desmistificar essa minha implicância infundada pelos vinhos daquele país. Confesso também que ao degustá-lo primeiro, não me atraiu em nada, pelo contrário. Mas todos os outros presentes adoraram o vinho, para alguns até foi o melhor da noite. Diante disso, decidi então insistir e finalmente consegui entender o paladar todo particular do vinho francês, principalmente e particularmente de um Bordeaux. É um vinho com bastante frutas vermelhas, com notas minerais e que acompanhou tranquilamente queijos como o parmesão.

O quarto e último rótulo antes do vinho de sobremesa foi o 1865 - Carmenere, um vinho interessante, com um bom corpo, muitas especiarías, presença marcante de baunilha, tabaco, cereja, ameixa e com um bom final. Na minha opinião o mais complexo da noite.

E por último, o La Joya - Gewürztraminer, um vinho de sobremesa de 2007 que foi para todos os presentes a sensação da noite. Para acompanhá-lo tínhamos um mini-bolo de morango com creme para cada participante. A harmonização foi perfeita, nota-se em seu corpo frutas brancas maduras, toques florais, flor de laranjeira, rosas, cravo e apresenta ainda um final longo e intenso. A sua combinação com o doce foi excepcional, quando colocávamos o doce na boca e depois o vinho, um realçava o sabor do outro, como deve ser.

Não se tem muito costume de consumir os vinhos de sobremesa aqui no Brasil, acredito eu que além do aspecto cultural, seja também pelo preço, pois uma garrafa de 375ml desse La Joya, por exemplo, custou-nos R$ 49,00. Mas mesmo assim digo que é uma experiência que todos que apreciam vinhos devem passar pelo menos uma vez, em alguma ocasião. Vale a pena.

Para finalizar, gostaria de dizer que essa degustação em casa, serviu para nos mostrar que nem sempre as harmonizações e combinações que imaginamos realmente ficam boas. Podemos errar, aliás, foi até interessante para nós participarmos de uma harmonização em que quase nada harmonizou, pois pudemos perceber a importância e a veracidade dessa função de combinar os quitutes certos com os rótulos certos.

Um grande abraço à todos. Até a próxima.

2 comentários:

Douglas Siqueira disse...

não brinca com o La Joya,..

Ciro disse...

A degustação é também um exercício de tentativa erro... Além de refletir também as vezes nosso estado de espírito. Mas é bom que não seja sempre espetacular, se não perde-se a referência...

Viva os vinhos de sobremesa!