sábado, 2 de outubro de 2010

Jantar Harmonizado - Cantina Liliana - Adega Alentejana

No dia 29 de setembro, quarta-feira, nos reunimos em cerca de 35 pessoas no salão superior da Cantina Liliana, em Santos. Por volta das oito e meia da noite começaram a chegar os convidados.

Quem chegava, adentrava num salão organizado de forma muito elegante e notava um DVD rolando ao fundo baixinho, da Laura Pausini. Era também recepcionado com uma taça de Espumante Ortigão Bruto, pães, sardela e patê. O espumante é bem equilibrado, com aromas de ameixa seca e uva passa. Na boca notam-se bolhas finas, elegante e tem um final persistente e muito atrativo.

Após alguma espera para chegar todos os convidados, iniciou-se a palestra. Com a palavra o Sr. Luiz Natale, gerente comercial da Adega Alentejana, foi introduzindo as pessoas ao mundo do vinho. Falando um pouco da atuação da importadora no Brasil, regiões viníferas Portuguesas, tipos de uvas encontradas e enquanto ensinava os presentes como degustar, passando pelos aspectos visuais, olfativos e gustativos, foi servido o primeiro vinho da noite juntamente com o primeiro prato.

Chegou então à nossa frente o Rolan Alvarinho 2008, que veio acompanhado de um Filé de Pescada à Fiorentina ( com purê de batata e creme de espinafre ). Vinho não muito alcoólico ( 12,5% ), de cor amarelo palha, no nariz nota-se uma forte presença de abacaxi, flor de laranjeira e frutas cítricas. Na boca a acidez está bem equilibrada, é muito harmonioso e possui um final persistente. A harmonização com o prato foi estupenda, eleita por todos como a melhor da noite. O cítrico do vinho e sua acidez casaram perfeitamente com a pescada, o espinafre e um pouco da gordura que possui o molho e o purê.

Nosso segundo prato foi um delicioso Cappelletti Gratinado acompanhado do fabuloso Paulo Laureano Premium Tinto 2008, disparado o melhor vinho degustado no evento. De cor granada intensa, com alta graduação alcoólica, no nariz notavam-se frutos negros e forte e encantadora presença de tostados e fumados. Na boca se mostrou com taninos fortes, grande presença de madeira, harmonioso e bastante complexo. Com o prato, que também era robusto, com a grande presença de molho branco e toques de noz moscada, ficou incrível, enriquecendo a degustação tanto de um como de outro.

Nossa terceira prova veio em dose dupla, foram nos apresentados o Eugénio de Almeida Tinto 2008 e o Borba Reserva Rótulo de Cortiça Tinto 2005. Para serem harmonizados com a tradicional e deliciosa Pizza de Champignom da Cantina Liliana. O EA mostrou-se um vinho jovem, fresco, macio, com pouca adstringência e bons taninos. Enfim, um vinho redondo e fácil de beber, sem grandes surpresas. Já o Borba, se mostrou um vinho nobre, com aromas ricos, cheio de frutos maduros e especiarias. Nos disse Natale que as garrafas de Borba que foram servidas na degustação, já haviam sido abertas a duas horas, para que respirassem e atingissem o ápice em relação aos seus aromas. Na boca o Borba é macio, com taninos aveludados, suaves e com um final prolongado.

A harmonização dos dois vinhos com a pizza de champignom foi de opiniões divididas, algumas pessoas preferiram o EA com a pizza, dizendo que por ser suave, não se sobressaiu à pizza, que ressaltou todos os seus sabores. Outras pessoas, preferiram o Borba com a pizza, pois a pizza “acalmava” um pouco o excesso de álcool e o peso do vinho.

Chegou a hora então da sobremesa, nos foi servido um Bolo de Semolina com Abacaxi e uma bola de Sorvete de Creme. Para a harmonização foi escolhido o vinho do porto Burmester Ruby. O vinho era sensacional, com aromas de framboesa, amora e morangos, na boca cheio de frutas e com uma estrutura forte e doce. Sua harmonização com o doce não foi tão maravilhosa assim como as outras, nada saiu errado, mas também poderia ter sido melhor. O doce da sobremesa de sobressaiu um pouco ao sabor do vinho, escondendo um pouco suas nuances.

O que nos mostrou esse jantar harmonizado foi que nem sempre o melhor vinho da noite promove a melhor harmonização. Além de que a Cantina Liliana e a Adega Alentejana nos apresentaram um jeito diferente de fazer jantares harmonizados, com muito bom humor, simpatia, onde se passa muito conhecimento de forma descontraída.

Outro grande fato a se destacar foi o serviço da Cantina Liliana, servindo pratos individuais, montados de maneira muito delicada e elegante pelo Chef convidado Arnaldo La Fuente.

O evento então acabou por volta da meia noite, com todos muito satisfeitos e com muitos agradecimentos pelo sucesso do primeiro jantar harmonizado na Cantina Liliana.


Agradecimentos:
Chef Arnaldo La Fuente
Márcio Falbo – Adega Alentejana
Luiz Natale – Adega Alentejana
Pacheco – Garçom da Cantina Liliana
Rogério – Garçom da Cantina Liliana









Nenhum comentário: