quinta-feira, 2 de setembro de 2010

As uvas e seus Aromas

Neste post decidi falar um pouco especificamente sobre as uvas utilizadas para produzir os vinhos, que são conhecidas como Uvas Viníferas. Existe grande variedade dessa espécie, cada uma é típica de uma região produtora, umas podendo manter suas características quando plantadas em outras áreas e outras apenas produzindo vinhos típicos em suas áreas nativas.

Em outras palavras, existem tipos de uva como a Cabernet Sauvignon, que se adaptam facilmente a diferentes climas e solos, sendo por isto cultivada em praticamente todas as principais regiões viníferas. Já a Nebbiolo, por exemplo, é uma uva que é apenas produzida em Piemonte, na Itália.

Segue abaixo uma lista de variedades brancas e tintas, suas regiões, aromas característicos e detalhes específicos de seus vinhos.


UVAS BRANCAS

A) Chardonnay - É a mais famosa das uvas brancas, original da Borgonha, na França, produz vinhos brancos com aromas de melão, pêssego, manteiga e caramelo.

B) Sauvignon Blanc - Original de Bordeaux, na França, produz vinhos brancos com notável acidez e aromas herbáceos.

C) Riesling - Tem origem germânica, acidez elevada e produz vinhos brancos com aromas frutados, de damasco, pêssego, mineral, "pedra de isqueiro", petróleo, querosene e tostado.

D) Chenin Blanc - Original de Loire, também na França, tem uma acidez harmoniosa e produz vinhos brancos com aromas com toques de mel, maça verde, nozes e avelãs.

E) Gewürztraminer - É uma varietal extremamente aromática, atingindo o seu grau máximo de qualidade na Alsácia, na França, mas produz com elegância e fineza também na região de Pfalz, na Alemanha e ainda na Austrália, Califórnia e Chile. O vinho branco produzido com essa uva tem um perfume floral, aroma de lichias, gengibre e canela. Sendo geralmente um vinho bastante encorpado, com textura untuosa, elevado teor alcoólico e baixa acidez.

F) Moscatel - É encontrada em maior quantidade na França e Austrália. Produz vinhos brancos com aromas de uva, laranja, rosas, uva passa e cevada.

G) Sémillon - Original de Bordeaux, produz vinhos com aromas de mel, cera, grama e torradas.


UVAS TINTAS

A) Cabernet Sauvignon - É a uva tinta mais conhecida e difundida em todo o mundo, seus vinhos tintos normalmente apresentam aromas de cassis, frutas negras, pimentão e até caixa e charutos.

B) Merlot - É encontrada em Bordeaux, Califórnia, Chile e Austrália. É uma uva menos tânica, com grande riqueza textural e produz vinhos tintos com aromas de frutas negras, herbáceos e chocolate.

C) Pinot Noir - É a mais delicada das uvas tintas, sua produção é quase que exclusiva na Borgonha, na França, mas pode ser encontrada também em Oregon, nos EUA. Produz vinhos tintos com perfumes de frutas silvestres, frutas do bosque, carne de caça, carne maturada, alcaçúz e trufas.

D) Tempranillo - É original da Espanha, produz vinhos com altos taninos, grande acidez e com aromas de especiarías e frutas vermelhas.

E) Syrah / Shiraz - Encontrada mais facilmente na França e Austrália, essa uva é conhecida por produzir vinhos mais concentrados e escuros, tânicos, densos, alcoólicos, com muitos aromas, como torradas, animais, frutas escuras maduras em geléia e sabores de especiarias.

F) Gamay - Típica da região de Beujolais, na França. Possui alta acidez, frescor inigualável, produz vinhos leves e frutados, com aromas de banana, caramelo, chiclete, acetona e morangos silvestres.

G) Nebbiolo - Típica de Piemonte, na Ítalia, produz vinhos escuros, secos, grandiosos, com grande acides e bastante tânicos. Apresenta aromas de alcatrão, alcaçúz, violetas, rosas, ameixas secas e chocolate amargo.

H) Sangiovese
- Originária da Toscana, no centro da Itália, apresenta vinhos levemente picantes, com aromas de cereja amarga, especiarías, tabaco e ervas.

I) Malbec - Tem origem na França, é muito produzida na Argentina, produz um vinho macio, suave e fácil de beber. Apresenta aromas de ameixas, violeta e especiarías.

J) Carmenere - Originária do Chile, tem um corpo médio, taninos mais amigáveis e suaves, com aromas de framboesa, frutas vermelhas, terra úmida, especiárias e vegetais.


Assim sendo, com as descrições acima, você agora pode melhor saber o que esperar de cada varietal e qual a região em que ela produz melhores vinhos, podendo ainda auxiliá-los nas próximas compras e degustações.

Forte abraço.

Nenhum comentário: