sexta-feira, 4 de junho de 2010

Harmonização em casa !!

Juntamente com alguns amigos, decidi fazer um "Queijos e Vinhos" aqui em casa, mas ao contrário do que se pensa, é muito mais complicado do que qualquer outra harmonização quando se pensa em associar queijos e vinhos.
Fui então numa loja de um grande amigo aqui em Santos mesmo, loja de importadora, linha excelente de produtos e preços mais que especiais. Montamos então com a ajuda mais que imprescindível do Murilo da Zahil Importadora uma linha para a nossa degustação.
Começamos com um espetacular queijo de cabra e para harmonizar um vinho da Nova Zelândia, um Framingham - Sauvignon Blanc. Resultado: Espetacular, um nariz maravilhoso, a evidência mais que notória do maracujá, notas de pimenta e herbáceas.
Passamos então para talves, o que pensávamos ser a harmonização mais complicada da noite, um queijo gorgonzola, para isso trouxemos à mesa um espanhol mais que especial, Salamandra - Hermanos Lurton - Tempranillo.Resultado: Todos ficamos apaixonados pelo chocolate presente em seu aroma, além de um leve toque de tostado, que juntos encaixaram perfeitamente no gorgonzola.
Para o parmesão e alguns patês, tínhamos dois rótulos, o primeiro era um italiano, o Sangervasio Rosso - Sangiovese/Merlot/Cabernet Sauvignon, um vinho conhecido como "mini" super-toscano, potente e de qualidade, um vinho macio, redondo, mas nada de especial, enfim, um vinho fácil de tomar.
Por último abrimos o que para alguns dos presentes foi o melhor da noite, um espanhol, o Viña Alberdi - La Rioja Alta. Resultado: Simplismente um espetáculo de aromas e sabores, no nariz nota-se frutas vivas e intensas, mas com toda delicadeza necessária, ainda percebe-se muito perfumado e uma acidez fresca. Delicioso e possibilita um grande leque de acompanhamentos com comidas.
Depois de termos aberto o Viña Alberdi, deixamos fluir livre a degustação e cada um foi se servindo do seu predileto e tentando brincar com as harmonizações possíveis com os queijos, pães e patês.
Mas o ápice da noite sem dúvida foi o maracujá do Sauvignon Blanc da Nova Zelandia e o chocolate do Salamandra. Resumindo, uma noite especial, com vinhos especiais e pessoas sensacionais.
Fica a pedida para uma próxima harmonização... quem sabe amanhã ? :)
Abraços

Dicas de sites:
www.zahil.com.br
zahillitoral.blogspot.com

Um comentário:

The Outsider disse...

Ainda posso sentir o odor e o gosto de Maracujá... Delirante.