quarta-feira, 16 de junho de 2010

Jantar Harmonizado - da Sorata

No último dia 9, participei de um maravilhoso jantar harmonizado, mais uma vez organizado pela importadora Zahil Litoral, só que desta vez nas dependências do encantador Ristorante da Sorata.

Fomos recepcionados pelo sommelier da casa que juntamente com o organizador da Zahil nos acomodaram logo em nossos assentos, ofereceram-nos água enquanto aguardávamos os próximos convidados chegarem.

Iniciamos o Menu com um Parmeggiana de Beringela, que estava excelente, um pouco frio, mas nada que ofuscasse o seu maravilhoso sabor. Para harmonizar, foi-nos sugerido o nosso conhecido Salentein Chardonnay 2008, um vinho branco, rico, leve e que degustado junto com o Parmeggiana, fez "crescer" o manjericão presente no prato de forma surpreendente e encantadora.

Partimos então para o Primo Piato, como se diz na Itália, que foi um Tagliarine Outonal, um delicioso prato à base de queijo gorgonzola. Diante de um prato assim, com molho branco, com um queijo considerado forte, veio um vinho à altura, Baroness Nadine Chardonnay 2007, que apesar de ser da mesma uva do primeiro, nada se compara. Esse vinho veio como uma luva para o prato apresentado, um vinho untuoso e perfumado.

Como Secondo Piato tivemos uma Paleta de Cordeiro com Batatas aos Murros e Molho de Cogumelos Paris, e para harmonizar dois vinhos, The Darry´s Original 2006 e A Sírio Rosso, o primeiro com toques de frutas maduras e até um fundo de grafite no aroma harmonizaram muito bem com o prato, mas o segundo vinho, o italiano, surpreendeu à todos pela sua riqueza aromática e um discreto defumado, espetacular. E ainda tem mais, de acordo com o palestrante da noite, o A Sírio Rosso se torna mais atraente ainda por ser produzido em reduzida quantidade, cerca de 900 caixas anuais, o que garante essa certa exclusividade e qualidade no resultado final.

De sobremesa, sinceramente, eu achei que nada mais poderia nos surpreender, nos foi servido um maravilhoso Semifredo ao Torrone e para acompanhar um vinho branco de sobremesa, que confesso mais uma vez, já não esperava mais nada, muito menos combinando com uma sobremesa tão gostosa quanto àquela, um Le Dauphin de Guiraud Sauternes 2004. Mas aconteceu que como uma mágica aquela sobremesa tão boa e aquele vinho delicadamente doce, com notas de mel, açafrão e ao mesmo tempo com uma acidez viva se fundiram numa perfeição que poucas harmonizações atingem.

Foi espanto geral, era como se todos alí que provassem o vinho e a sobremesa subissem aos céus das harmonizações com os sinos tocando, foi algo que eu pelo menos não me lembro nunca antes de ter sentido. Foi um casamento perfeito, sem dúvida nenhuma esse Le Dauphin me proporcionou uma das 3 melhores harmonizações da minha vida.

E assim, com essa chave de ouro, se encerrou mais um jantar harmonizado, mas esse valeu cada centavo, os pontos altos da noite foram o ambiente encantador do pequeno Ristorante da Sorata, o A Sírio Rosso e claro esse vinho de sobremesa Le Dauphin de Guiraud Sauternes 2004.

2 comentários:

Felipe Sanches disse...

primeiramente, obrigado pelo elogio.

sempre me interessei pelo seu assunto, nunca me aprofundei. apenas bebo. saca? vou seguir, achei muito interessante, parabéns.

Unknown disse...

que orgulho filhote!!