quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vinhos Americanos

Decidi colocar aqui como primeiro post, uma pesquisa bacana que fiz para um grande amigo meu que foi aos Estados Unidos, passou um ano por lá e quando voltou me disse que enfrentou alguma dificuldade para encontrar vinhos bons ou ao menos vinhos conhecidos lá na Califórnia.
Curioso, decidi pesquisar mais sobre vinhos nessa região e nos Estados Unidos como um todo. Fiquei espantado ao perceber que ao contrário do que parece, os EUA têm grandes produtores e até alguns vinhos fantásticos.
O mesmo amigo que voltara de lá à um ano, decidiu embarcar denovo para trabalhar no país de Obama, mas desta vez queria que ao chegar lá ele tivesse ao menos um guia para não passar "sede" nas terras americanas.
Iniciei a pesquisa partindo do filme Sideways, onde a pinot noir de Oregon tornou-se conhecida e difundiu-se pelo mundo, visitando alguns sites de importadoras cheguei a algumas dicas para o meu grande amigo:

* Artemis Napa Valley - Cabernet Sauvignon 2005 - Stag´s Leap Wine Cellars
(É um californiano premiadíssimo pelo mundo nessa safra, ganhou inclusive indicação de vinho do mês e possui 90 pontos no Robert Parker, as outras safras também devem ser excelentes, custa aqui no Brasil, por volta de R$ 210,00)

* Domaine Drouhim - Pinot Noir - Oregon
(Clássico Pinot Noir de Oregon, excelente vinho)

* Robert Mondavi - Zinfandel

* Blosson Hill Tinto
(Percebi que esse vinho é mais facilmente encontrado nos mercados, como se fosse um vinho mais corrente e mais comercial, como um almadém, santa helena ou periquita aqui no Brasil)

Se eu tivesse que generalizar eu diria para sempre procurar por:
-Chardonnay Californianos, costumam ser bons.
-Robert Mondavi, qualquer um dele tende a ser excelente.

E depois dessa pesquisa enviada ao meu amigo, descobri um último vinho para adicionar à essa lista, primeiramente me chamou a atenção pelo nome peculiar, mas sua qualidade é implacável.

* Francis Coppola Blue Label Merlot

Bom, é isso, conforme eu for me deliciando com esse mundo dos vinhos vou postando aqui, não sou nenhum especialista, sommelier ou algo do tipo, apenas um cara que adora e é fascinado por esse mundo dos vinhos, harmonizações e degustações.
Um grande abraço !!

Dica do filme - SIDEWAYS -http://www.imdb.com/title/tt0375063/

Um comentário:

Meco disse...

Fala mano,
Drouhim é um dos maiores nomes da Borgonha, a região mãe do pinot noir, o fato dele estar produzindo em oregon mostra a força da região já que dizem que essa uva é uma das mais difíceis de serem cultivadas. Sobre o Fancis Coppola Blue Label Merlot eu pensava que era uma homenagem ao cineasta Francis Ford Coppola, mas não, ele é propietário da vinícola.